Sem categoria

Justiça do Paraná utiliza Inteligência Artificial para acessar informações bancárias

O recurso permite o acesso a dados de forma automatizada e o bloqueio judicial de valores em contas bancárias

O Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) desenvolveu uma ferramenta que utiliza a Inteligência Artificial (IA) para otimizar a busca de informações no sistema BacenJud.

Em setembro de 2019, servidores e magistrados passaram a ter acesso à busca automática de endereços disponíveis na plataforma do Banco Central (Bacen) – o acesso é feito a partir do sistema Projudi, gerenciado pelo TJPR. Essa iniciativa torna mais ágil a tramitação dos processos e as rotinas administrativas do Poder Judiciário estadual, pois permite coletar, de forma automática, informações disponíveis no BacenJud para a realização de solicitações judiciais às instituições financeiras.

Em um primeiro momento, a busca automática de endereços foi disponibilizada para todas as varas judiciais do TJPR. Ainda está em fase de desenvolvimento uma ferramenta para bloqueio de valores com a utilização da Inteligência Artificial. Até agora 11 varas (em sua maioria de Executivos Fiscais) já utilizam essa funcionalidade de forma experimental.

Quando o projeto estiver consolidado, o processo de geração das minutas de solicitação judicial às instituições financeiras será muito mais ágil. A ferramenta, de acesso exclusivo pelo Projudi, utiliza um “robô” que faz uma comunicação ativa entre esse sistema e o BancenJud, proporcionando economia de tempo e evitando a realização de tarefas repetitivas.

Fonte: https://www.tjpr.jus.br/destaques/-/asset_publisher/1lKI/content/tjpr-utiliza-inteligencia-artificial-para-acesso-a-informacoes-do-sistema-bacenjud/18319?inheritRedirect=false&redirect=https%3A%2F%2Fwww.tjpr.jus.br%2Fdestaques%3Fp_p_id%3D101_INSTANCE_1lKI%26p_p_lifecycle%3D0%26p_p_state%3Dnormal%26p_p_mode%3Dview%26p_p_col_id%3Dcolumn-2%26p_p_col_count%3D1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *