Sem categoria

Foz vai ganhar mais um circuito turístico

A Itaipu está preparando um novo circuito turístico ligando Mercado Municipal, Gramadão e Usina. No trajeto, haverá paradas em pontos que remetem à época da construção da usina de Itaipu.

(imagem – Itaipu Binacional)

Os visitantes irão conhecer pontos históricos que remetem à época da construção de Itaipu, como o Hospital Ministro Costa Cavalcanti e a Vila C, bairro construído para abrigar os operários que trabalharam nas obras.

O novo circuito turístico, que deverá funcionar a partir do próximo ano, está sendo desenhado dentro de um plano diretor. A gestão dos passeios será feita pelo Parque Tecnológico Itaipu (PTI), responsável pelo Complexo Turístico Itaipu (CTI).

O Gramadão, um dos espaços de lazer mais frequentados por moradores da Vila Itaipu A e de boa parte de Foz do Iguaçu, passará por uma revitalização completa e será transformado num grande parque de lazer.

As obras do Mercado Municipal, que fará parte do circuito, deverão ser concluídas em janeiro do próximo ano. Ocupando um antigo galpão da extinta Cobal na Vila Itaipu A, o mercado terá 3,7 mil metros quadrados de área, onde serão instalados 70 boxes, com restaurantes, quiosques, empório, mercearia e comércio em geral, além de uma praça de eventos. O projeto executivo foi elaborado pelo Parque Tecnológico Itaipu (PTI). A responsabilidade pela gestão do local ainda não foi definida, mas já se sabe que ali haverá pontos de embarque e desembarque dos passageiros que forem fazer o passeio.

Mais melhorias
O novo circuito turístico se soma aos atrativos de Itaipu, que também vão passar por obras de melhorias como já está sendo feito no Mirante do Vertedouro. O projeto arquitetônico do mirante está pronto e até março será concluído o projeto de engenharia. Na sequência, serão definidos os projetos do Mirante Central e parte das mudanças do Centro de Recepção do Visitante, na entrada da barreira, com a criação do Espaço Kids.

O Ecomuseu também passará por revitalização. As obras começam na metade do ano. Mesmo com as novidades, não haverá aumento na cobrança de tarifa de visitação e a entrada e permanência no Gramadão continuarão livres.

Fonte: Itaipu Binacional

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *