Sem categoria

Importação de celulares cresceu 131% no Paraguai

A maior parte dos equipamentos veio parar nas mãos dos brasileiros.

De acordo com dados do Governo Paraguaio, entre janeiro e dezembro do ano passado foram importadas mais de 8 milhões e 500 mil unidades de aparelhos celulares no país. O valor chegou a US$ 1,2 bilhão de dólares, o que representa um aumento de 131% comparado ao valor investido em 2018.

Grande parte dos aparelhos importados da China e dos EUA é adquirida com o objetivo de revender os celulares para países fronteiriços, principalmente o Brasil. Segundo os dados, apenas 10% dos celulares importados são comercializados no Paraguai.

Para o responsável pelo Departamento Nacional de Aduanas, Julio Fernández, os dados revelam um aumento no registro de importação provocado pelos controles aplicados no mercado. Por meio do controle cruzado sobre a importação de mercadorias, principalmente dos EUA, foram detectados registros irregulares e a consequente evasão de divisas. Em apenas uma operação, realizada ano ano passado, foi descoberto um esquema de contrabando e lavagem de dinheiro em Cidade do Leste e Assunção, que teria desviado aproximadamente US$ 680 milhões.

Leia mais: https://www.abc.com.py/edicion-impresa/economia/2020/01/17/importacion-de-celulares-crecio-131/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *