Sem categoria

Mais de mil pessoas foram resgatadas do trabalho escravo em 2019

(Imagem: Ministério Público do Trabalho)

Dá pra acreditar que quase 132 anos após a abolição da escravatura no Brasil, situações análogas ao trabalho escravo ainda são registradas?

Somente o Ministério Público do Trabalho (MPT) tem hoje 1,7 mil procedimentos de investigação dessa prática e de aliciamento e tráfico de trabalhadores em andamento.

Segundo dados da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, em 111 dos 267 estabelecimentos fiscalizados em 2019, houve a caracterização da existência dessa prática com 1.054 pessoas resgatadas em situações desse tipo. 

O levantamento apresentado foi hoje (28), Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo, e aponta ainda que, no ano passado, o número de denúncias aumentou, totalizando 1.213 em todo o país, enquanto em 2018 foram 1.127.

Na maioria dos casos os registros ocorrem no meio rural, com 87% dos casos. Nas áreas urbanas foram resgatadas 120 vítimas.

Leia mais: http://agenciabrasil.ebc.com.br/direitos-humanos/noticia/2020-01/brasil-teve-mais-de-mil-pessoas-resgatadas-do-trabalho-escravo-em

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *