Sem categoria

Pesquisadores da UFPR desenvolvem embalagem biodegradável como alternativa para uso de sacolas plásticas

A professora Michele Rigon Spier e o estudante de pós-graduação Luis Alberto Garcia integram a equipe do estudo que usa matéria-prima renovável para embalagens. (Foto: Divulgação)

Algumas embalagens plásticas podem demorar mais de 100 anos para se degradarem. A alternativa desenvolvida por pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) leva em torno de cinco meses. O produto é feito com matéria-prima renovável e não polui o meio ambiente.

O projeto de pesquisa começou em 2018 e ainda está em andamento, mas os resultados alcançados até agora são positivos. De acordo com os pesquisadores, algumas propriedades mecânicas são similares às propriedades de filmes plásticos de petróleo, o que significa que o novo material poderá ser usado em filmes para recobrimento de produtos, para a produção de sacolas plásticas e mesmo para produção de sacos de armazenamento de lixo. Variando algumas propriedades, é possível produzir copos, canudos e outros recipientes plásticos.

O projeto busca apoiadores para ser levado adiante.

Leia mais: https://www.ufpr.br/portalufpr/noticias/pesquisadores-da-ufpr-desenvolvem-embalagem-biodegradavel-como-alternativa-para-uso-de-sacolas-plasticas/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *