Sem categoria

Olha a campanha de vacinação contra o sarampo aí!

(Foto: AEN/PR)

A campanha nacional de vacinação contra o sarampo começou nesta segunda-feira (10) e segue até o dia 13 de março. O dia D de mobilização nacional será neste sábado (15), e a vacina já está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Estado.

Diferente da campanha nacional, que preconiza que nesta primeira etapa seja vacinado o público de cinco a 19 anos, o Paraná vai vacinar todas as pessoas de cinco até 59 anos. O público-alvo do Estado são as pessoas de 20 a 29 anos, que representam hoje 52% dos casos confirmados com a doença. A estimativa é vacinar cerca de 600 mil pessoas nessa faixa etária.

O Paraná recebeu mais de 1,245 milhão de doses da vacina e, se for necessário, já existem doses adicionais previstas pelo Ministério.

DOENÇA – O sarampo é uma doença infecciosa, transmitida por vírus e que pode ser contraída por pessoas de qualquer idade. As complicações decorrentes do sarampo são mais graves em crianças menores de cinco anos e podem causar meningite, encefalite, pneumonia, entre outras.

O vírus é transmitido pela respiração, fala, tosse e espirro. As micropartículas virais ficam suspensas no ar, por isso o alto poder de contágio da doença.

Leia mais: http://www.aen.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=105668&tit=Parana-inicia-campanha-devacinacao-contra-sarampo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *