Sem categoria

Fisco paraguaio poderá perder USD 62 milhões com zonas francas

(Imagem: Pixabay)

A intenção de habilitar zonas francas em uma área de até 15 quilômetros das fronteiras paraguaias poderá gerar uma queda de 50% na arrecadação fiscal do Paraguai. É o que informa um estudo divulgado neste domingo (16) pelo jornal Ultima Hora. De acordo com o levantamento, o Fisco deixará de arrecadar USD 62 milhões por ano, caso as taxas propostas sejam implementadas.

Isso considerando apenas a arrecadação dos impostos relacionados aos produtos eletrônicos, perfumes e bebidas. Somando outros setores, as perdas poderão ser bem maiores.

Outro problema seria o risco de incentivar a informalidade, uma vez que o modelo que vem sendo discutido minimiza os controles aduaneiros.

O estudo também indica que a desigualdade de condições e a concorrência desleal poderão criar duas realidades distintas: uma na qual se tem que cumprir todos os requisitos sanitários e tributários; e outra, sem impostos nem controles. “Em um mercado onde existem produtos adulterados, contrabando com notas falsas, subfaturamento e falsificação, daremos mais ferramentas para a informalidade”, finaliza o levantamento.

Leia mais: https://www.ultimahora.com/fisco-recaudara-usd-62-millones-menos-si-amplian-zonas-francas-n2870255.html

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *