Sem categoria

Com apoio do Tecpar, empresário cria bicicleta ecológica

Empresário Marcos Laurito, fundador da Balance Factory Bike. (Foto: Tecpar)

Com o apoio do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) um empresário da Grande Curitiba validou a resistência de uma bicicleta ecológica infantil criada por ele. Feita de madeira de reflorestamento e sem pedais, além de sustentável, o brinquedo ajuda crianças até quatro anos a melhorar o equilíbrio enquanto se divertem.

Há cerca de um ano, o empresário Marcos Laurito, de Almirante Tamandaré, Região Metropolitana de Curitiba, idealizou a bicicleta de madeira para presentear sua filha, hoje com dois anos de idade.

Segundo o empresário, o objetivo era criar um brinquedo que ajudasse no equilíbrio da menina, de maneira segura. Inspirado em modelos semelhantes comuns na Europa e que já se espalham pelo Brasil, o empresário começou a montar o seu protótipo.

INSPIRAÇÃO – A ideia de Laurito deu tão certo, que em pouco tempo amigos e conhecidos começaram a encomendar as bicicletas para seus filhos. Foi então que o inventor decidiu fabricar as bicicletas de forma comercial, para oferecer ao público externo.

Para reforçar a segurança dos pequenos usuários, Laurito procurou o Centro de Tecnologia de Materiais do Tecpar. Ele queria saber o quanto o material aguentava de compressão e se surpreendeu ao receber os resultados: a bicicleta suportou uma resistência à compressão de aproximadamente 660kg.

Com a resistência do produto validada, ele fez a primeira apresentação para o público externo, em uma feira especializada em bicicletas, em outubro.

Tendo como matéria-prima madeira de reflorestamento, a bicicleta é fabricada por meio de um processo totalmente artesanal. Além de contribuir com o meio ambiente, é mais leve e mais durável do que as convencionais.

Leia mais: http://www.aen.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=105771&tit=Com-apoio-do-Tecparempresario-cria-bicicleta-ecologica

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *