Sem categoria

Mais de 1,2 milhão de alunos farão a Prova Paraná nesta terça-feira

(Foto: Arquivo AEN)

Vai ser realizada amanhã (18) a primeira edição da Prova Paraná 2020. A prova será aplicada para estudantes de toda a rede estadual e de 398 redes municipais de ensino. Participam alunos do 5º ano do Ensino Fundamental (municipal), do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental (estadual), do 1º ao 3º ano do Ensino Médio, além das modalidades Educação para Jovens e Adultos (EJA ) e Médio Integrado.

A expectativa é que mais de 1,2 milhão de alunos em todo o Paraná participem da avaliação diagnóstica desenvolvida pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte. O objetivo da Prova Paraná é oferecer subsídios às escolas sobre como os alunos estão aprendendo conteúdos considerados essenciais para a trajetória escolar, apontando quais são os conteúdos em que há maior dificuldade.

NOVIDADES – Em 2020, o programa Prova Paraná tem novidades para a primeira edição, como a aplicação da prova de Língua Inglesa (com exceção dos 5º e 6º anos do Ensino Fundamental e EJA). A partir da segunda edição, prevista para acontecer nos dias 05 e 06 de maio, a Prova Paraná contemplará outras disciplinas.

A inclusão também está garantida com provas adaptadas para alunos com necessidades especiais. Foram produzidas 1,2 mil provas ampliadas e 141 avaliações escritas em Braille, atendendo a todos os alunos com necessidades especiais.

Os estudantes com necessidades especiais que não as relacionadas à visão, como deficiência motora, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e surdez poderão ter o tempo de prova flexibilizado, além do acompanhamento de um professor de apoio e até de guia-intérprete.

APLICAÇÃO – A aplicação da Prova Paraná tem duração de 2 horas (para 5º e 6º ano do Ensino Fundamental), 2h30 (para os demais anos do Ensino Fundamental e Ensino Médio) e 1 hora (para a EJA). São quatro modelos de prova, com mais questões conforme o ano/série. Enquanto as avaliações do 5º ano do EF são compostas por 44 questões, por exemplo, as provas do Ensino Médio têm 65 questões.

Leia mais: http://www.aen.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=105770&tit=Mais-de-12-milhao-de-alunos-farao-a-Prova-Parana-nesta-terca-feira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *