Sem categoria

Paraná altera o período de pesca de espécies nativas

(Foto: Foto: Divulgação SEDEST)

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo estabeleceu nesta sexta-feira (21) um novo período de defeso de espécies nativas de peixes nas bacias do Paraná. A piracema passa a ser do dia 1º de outubro a 1º de fevereiro. Antes o prazo terminava no dia 28 de fevereiro.

A iniciativa é em razão da antecipação da reprodução das espécies nativas. As espécies nativas da bacia hidrográfica do Rio Paraná estão em processo de maturação e recrutamento antecipado o que, de acordo com o engenheiro de Pesca e chefe regional do Instituto Água e Terra de Toledo, Taciano Maranhão, “tem relação com as variações ambientais, como temperatura, que acelera o processo reprodutivo, além de outros fatores influenciadores”, afirmou.

A normativa vale para os rios das bacias hidrográficas do Rio Piquiri, Ivaí, Tibagi, Cinzas e suas sub-bacias, Paranapanema e Paraná, mas deverá ser respeitada a cota e tamanhos mínimos de captura.

Leia mais: http://www.aen.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=105841&tit=Parana-altera-o-periodo-depesca-de-especies-nativas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *