Sem categoria

Pontos luminosos são vistos no céu na região sul; entenda o fenômeno

Especialista explica que se trata do brilho de satélites do projeto Starlink da Spacex, programa relacionado à criação de uma rede universal de internet.

Pontos luminosos foram vistos no céu de cidades catarinenses como Balneário Camboriú e Brusque e também em outros municípios do Sul do Brasil na noite deste sábado (22). Em vídeos divulgados em redes sociais, moradores comentaram a aparição de luzes que apareciam em sequência por volta das 20h30min.

Em Foz do Iguaçu, a imagem do foi vista no começo da noite de sexta-feira.

Em grupos de Whatsapp algumas pessoas chegaram até a sugerir que pudessem se tratar de Objetos Voadores Não Identificados (Ovnis).

O diretor do Observatório Astronômico de Brusque, Silvino de Souza, explica o fenômeno. Segundo ele, as luzes se tratam de reflexos do sol reproduzidos por pequenos satélites do projeto Starlink, da empresa americana SpaceX.

O projeto consiste em uma constelação de satélites artificiais que deve ficar em órbita terrestre baixa e permitir uma rede universal de internet banda larga. A quinta etapa de lançamento desses satélites ocorreu na segunda-feira (17). A empresa pretende lançar mais 12 mil desses satélites.

– Os satélites são pequenos e estão em baixa altitude. Eles são visíveis principalmente logo depois do pôr do sol ou um pouco antes do sol nascer, quando refletem muito a luz do sol. Como estão muito próximos um do outro, formam quase que um colar no espaço – explica o diretor do Observatório Astronômico de Brusque.

Leia mais: https://www.nsctotal.com.br/noticias/pontos-luminosos-sao-vistos-no-ceu-de-cidades-catarinenses-entenda-o-fenomeno

Um comentário
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *