Sem categoria

É falso que vinagre seja eficiente e álcool gel não funcione como prevenção do coronavírus

(Foto: Ministério da Saúde/Divulgação)

Vídeo disseminado nas redes sociais traz mentiras sobre os meios de prevenção contra vírus e bactérias

É falsa a informação disseminada através de um vídeo nas redes sociais, que trata o vinagre como meio mais eficiente de prevenção contra o coronavírus, ao invés do álcool em gel.

Ao contrário do que traz a gravação de um “químico autodidata”, o vinagre tem propriedades apenas desinfetantes, enquanto o álcool 70%, seja em gel ou líquido, tem capacidade para desestabilizar os vírus e as bactérias, informou a médica infectologista do Hospital Universitário da UFSC, Ivete Masukawa.

Conforme esclareceu a infectologista, o vinagre tem em sua composição o ácido acético, mesmo ácido utilizado para esterilizar instrumentos. No entanto, a propriedade não funciona na pele, nem tem capacidade de afetar os vírus:

— Essa informação não procede e é considerada um absurdo por controladores de infecção.

A informação já correu estados e chegou ao Ministério da Saúde, que também desmentiu o vídeo. Em sua página “Saúde sem fake news”, o Ministério afirma que estudos científicos atuais tem o álcool como principal método de prevenção contra o coronavírus (COVID-19), assim como a higienização das mãos, com água e sabão.

Ainda reitera que, até o momento, não existem medicamentos, substâncias, vitaminas, alimentos específicos ou vacina que possam prevenir a infecção pelo coronavírus (COVID-19).

Leia mais: https://www.nsctotal.com.br/noticias/e-falso-que-vinagre-seja-eficiente-e-alcool-gel-nao-funcione-como-prevencao-do-coronavirus

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *