
Frida, Meg e Vamp, integrantes da equipe K9 dos cães de detecção do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), vão reforçar a fiscalização agropecuária nos aeroportos de Guarulhos (SP) e no Galeão (RJ) no segundo semestre. Posteriormente, serão definidos outros pontos estratégicos como portos e postos de fronteira para a atuação de novos cães.
Os cães K9 também irão trabalhar, quando necessário, na Força Nacional do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa), destinada a executar medidas de prevenção, vigilância, assistência e controle de situações de risco epidemiológico e de desastres fitossanitários e zoossanitários que ameacem lavouras e rebanhos.
A atuação de Frida, Meg e Vamp irá aperfeiçoar a vigilância de produtos de origem animal e vegetal nos dois maiores aeroportos do país, graças ao seu faro altamente sensível. O objetivo da utilização dos cães é evitar o ingresso da peste suína africana, entre outras doenças e pragas que podem afetar o agronegócio.