Sem categoria

Lanchas e jet skis podem ter causado morte de botos em Laguna, no Litoral Sul

Dois botos morreram nos últimos 15 dias em Laguna(Foto: Polícia Militar Ambiental, Divulgação)

Após morte de dois animais, IMA-SC pede que usuários de embarcações evitem trafegar no complexo de lagoas do município. 

Dois filhotes de boto pescador foram encontrados mortos nas últimas duas semanas em Laguna, no Litoral Sul de Santa Catarina. Nos dois casos, o resultado da necropsia apontou que os animais apresentavam fraturas que podem ter sido causadas por choque com embarcações que passam pelo local.

Por conta disso, o Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA) pede que usuários de equipamentos náuticos, como lanchas e jet skis, evitem circular pelo complexo das lagoas Santo Antônio dos Anjos, Imaruí e Mirim, e pelo Canal da Barra, em Laguna. O trabalho ocorre em parceria com as demais instituições que integram o Plano de Ação Estadual para Conservação do boto-pescador.

Nos casos em que for realmente necessário passar pela região, os pilotos das embarcações devem redobrar a atenção e obedecer à velocidade-limite.

O complexo lagunar é o local onde reside a população de botos-pescadores, estimada entre 52 a 60 indivíduos. Segundo o IMA-SC, há um ano não havia registro de morte de boto-pescador.

Leia mais: https://www.nsctotal.com.br/noticias/lanchas-e-jet-skis-podem-ter-causado-morte-de-botos-em-laguna-no-litoral-sul

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *