Sem categoria

No Dia Mundial da Vida Selvagem, jaguatirica volta à natureza

(Foto: Rubens Fraulini/Itaipu Binacional)

Animal havia sido capturado por um produtor rural, no final do ano passado, em Serranópolis. Depois de passar por mais de dois meses de tratamento na Itaipu, foi solto no Parque Nacional do Iguaçu.

Pouco mais de dois meses depois de ter sido capturada por um agricultor, na região de Serranópolis do Iguaçu, às margens do Parque Nacional, uma jaguatirica foi devolvida para a natureza. Na terça-feira (3), Dia Mundial da Vida Selvagem, foi o próprio produtor rural, Roberto Ghiotto, quem teve o prazer de libertar o animal.

Da captura da jaguatirica à soltura, houve um trabalho integrado que começou na boa intenção do produtor Roberto, e envolveu órgãos como a Força Verde, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o Projeto Onças do Iguaçu e o setor ambiental da Itaipu Binacional.

Em dezembro, Roberto conseguiu prender a jaguatirica usando um balaio de metal que usa para carregar o milho. O animal foi preso e o agricultor chamou os responsáveis.

“Quando a gente recebeu o chamado, ficamos desconfiados porque dificilmente um agricultor consegue capturar um bicho desses”, recorda Thiago Reginato, responsável técnico para engajamento do Projeto Onças do Iguaçu. Foi ele que pegou a caminhonete e seguiu até Serranópolis para atender ao chamado. De lá, a jaguatirica foi levada para o Refúgio Biológico da Itaipu.” Para Thiago, “a gente precisa de mais ‘Robertos’ para ter um mundo melhor”.

No hospital veterinário do Refúgio Biológico, a jaguatirica recebeu os primeiros cuidados.

(Foto: Rubens Fraulini/Itaipu Binacional)

Depois de tratada a anemia e curadas as feridas, a jaguatirica estava preparada para ser solta. Ela chegou com 5,5 kg e saiu do RBV com 7 kg.

Para a coordenadora executiva do Projeto Onças do Iguaçu, Yara Barros, a captura da jaguatirica da forma como foi feita é uma exceção.

(Foto: Rubens Fraulini/Itaipu Binacional)

Por isso, a soltura da jaguatirica do seu Roberto, no dia tão especial, é motivo de comemoração.

Com informações da Itaipu Binacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *