Sem categoria

Celepar e PTI estudam parceria em áreas de inteligência

(Foto: AEN)

A Celepar e o Parque Tecnológico Itaipu (PTI) vão estreitar sua parceria para o desenvolvimento de ações em áreas como inteligência de dados e inteligência artificial. O presidente da Celepar, Leandro Moura, reuniu-se com o diretor-superintendente do PTI, Eduardo Garrido, e deu início às tratativas para ampliar as soluções elaboradas pelas empresas.

Depois de conhecer algumas das iniciativas do Parque Tecnológico, como o Laboratório Vivo de Cidades Inteligentes e o Programa de Desenvolvimento de Negócios, Moura disse ter identificado áreas de sinergia entre as instituições. “Vários projetos que estamos pensando vi funcionando aqui no PTI. Vale uma parceria para entregarmos produtos juntos”, afirmou Moura.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL – Entre as possibilidades de atuação conjunta entre PTI e Celepar já sinalizadas por Leandro Moura estão a Inteligência Artificial (IA), uma vez que a companhia reúne bases de dados originados na prestação de serviços públicos que podem ser transformadas em soluções em diversas áreas, como saúde e segurança pública.

BLOCKCHAIN – Outro interesse da Celepar é a tecnologia blockchain, um banco de dados descentralizado e criptografado, utilizada pela startup Brexbit, incubada no PTI, para o desenvolvimento de soluções como a certificação de procedência de cafés especiais para exportação, bem como o rastreamento de embalagens de defensivos agrícolas.

Com informações da AEN

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *