Sem categoria

Estações de pesquisa em energia solar serão inauguradas no Interior

(Copel e UTFPR inauguram estações de energia solar no interior. Foto: Copel)

A Copel e Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR inauguram a partir de segunda-feira (09) as unidades regionais da rede de Estações de Pesquisa em Energia Solar. O cronograma de inaugurações tem início em Pato Branco e segue em Medianeira, na terça, em Campo Mourão (quarta) e Cornélio Procópio (quinta) e, na próxima semana, em Ponta Grossa (16/03).

A rede é formada por estações solarimétricas e módulos de avaliação instalados nos câmpus da UTFPR em Curitiba e nas demais cidades. A unidade da Capital foi inaugurada em dezembro do ano passado, na planta da UTFPR na Cidade Industrial de Curitiba.

Orçado em aproximadamente R$ 6 milhões, o projeto foi selecionado em chamada pública da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e promete transformar o Estado em uma referência nesta área, com um arranjo inédito para levantar informações sobre a energia solar e o potencial fotovoltaico no território paranaense.

As unidades de pesquisa abrigam estações solarimétricas que medem com grande precisão a radiação solar, além de módulos de avaliação de diferentes tecnologias de painéis fotovoltaicos.

Segundo o pesquisador Gerson Máximo Tiepolo, do Laboratório de Energia Solar da universidade, em seu conjunto, estas redes permitirão analisar a variação da radiação solar ao longo do ano nas diferentes regiões do Estado.

Junto às estações solarimétricas foram instalados módulos de avaliação com sistemas fotovoltaicos de quatro diferentes tecnologias que avaliarão o desempenho destas tecnologias nos diversos microclimas do Paraná, em uma configuração inédita no País, permitindo comparar o comportamento dos painéis solares e a eficiência da geração solar sob diferentes condições climáticas, avaliando fatores como velocidade do vento, temperatura ambiente e radiação solar, entre outras.

Leia mais: http://www.aen.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=105990&tit=Estacoes-de-pesquisa-em-energia-solar-serao-inauguradas-no-Interior

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *