Sem categoria

Redução no estoque de sangue preocupa a Secretaria da Saúde

(Foto: AENPr)

O apelo é para que o doador compareça a um dos 22 pontos de coleta no estado

A Secretaria da Saúde do Paraná alerta para a redução nos estoques de sangue para doação. Desde o mês passado o Hemepar – Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná, vem registrando queda no número de doadores e a consequente redução do estoque de sangue e hemocomponentes. Segundo a diretora do Hemepar, Liana Labres de Souza, no período de férias e de pós-férias é normal haver esta queda, mas neste ano vem sendo acentuada.

“Estamos com muitas demandas, inclusive envolvendo pacientes com dengue, que desenvolvem processos hemorrágicos e que estão necessitando do uso concentrado de plaquetas”, disse Liana de Souza.

VACINA – A Secretaria da Saúde também orienta o público jovem e adulto para que faça sua doação de sangue antes de buscar a unidade de saúde para a imunização contra o sarampo e a febre amarela.

ESTOQUE – Como exemplo na queda do estoque de sangue, a diretora Liana de Souza destaca que nesta semana o Hemepar está com apenas cinco bolsas de plaquetas, enquanto que o normal é ter em estoque cerca de 19. Outro exemplo: normalmente são recebidos em média 120 doadores/dia, nesta semana a média foi em torno de 70.

Leia mais: http://www.aen.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=105988&tit=Reducao-no-estoque-de-sangue-preocupa-a-Secretaria-da-Saude

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *