Sem categoria

Rio confirma primeiros casos de transmissão local do coronavírus e dispara nível 1 de contingência

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio confirmou nesta manhã o primeiro caso de transmissão local do coronavírus no estado.

A pessoa infectada é um homem, de 72 anos, da capital, que não viajou para nenhum país com transmissão comunitária da doença. A esposa desse paciente, de 68 anos, também teve confirmação para o covid-19.

A contraprova foi dada pela Fundação Oswaldo Cruz na noite desta quarta-feira. O Rio tem 15 casos confirmados, sendo 13 na capital, um em Niteroi, na região metropolitana e um em Barra Mansa, no interior do estado.

Com a confirmação dos dois pacientes contaminados localmente, o estado do Rio disparou o chamado nível 1 do plano de contingência, que prevê a disponibilidade de 206 leitos exclusivos para tratamento de casos graves de pessoas infectadas, até então o estado continuava no nível zero.

Esses leitos ficam em hospitais espalhados em diversas regiões da cidade, incluindo também unidades municipais e federais. O Rio não tem até o momento pacientes em internação pelo coronavírus.  Os dois pacientes confirmados nesta manhã estão em isolamento domiciliar e tem quadro de saúde estável segundo a secretaria estadual de saúde.

O secretário de estado de Saúde, Edmar Santos, afirmou que já era esperada a confirmação no Rio de casos locais e que não há motivo para pânico e explicou que o nível 2 do plano de contingência acontecerá caso haja transmissão comunitária do coronavírus no estado, o que implicará na ativação de mais leitos de assistência para casos graves.

Já o nível 3 será disparado se as ações e atividades orientadas no nível 2 não forem suficientes como medidas de controle e para organização da rede de atenção aos casos. Nesta situação, além de todas as unidades de saúde utilizadas nos níveis anteriores, será criado um hospital de campanha e as forças armadas serão acionadas, leitos em unidades especializadas também poderão ser utilizados com suspensão de cirurgias eletivas.

Leia mais: http://radioagencianacional.ebc.com.br/saude/audio/2020-03/rio-confirma-primeiros-casos-de-transmissao-local-do-coronavirus-e-dispara-nivel

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *