Sem categoria

Prefeitura de Foz do Iguaçu anuncia novas medidas para conter o coronavírus

Aulas serão suspensas a partir do dia 17; eventos deverão ser adiados.

Seguindo as orientações do Ministério da Saúde, a Prefeitura de Foz do Iguaçu decidiu na manhã deste domingo (15) adotar novas medidas de enfrentamento ao COVID – 19 (Coronavirus). O objetivo é evitar a propagação do coronavírus.

Não há nenhum caso de Covid-19 confirmado na cidade até agora.

As novas medidas serão publicadas em Decreto no Diário Oficial do Município ainda no dia de hoje (15).

As medidas são:

  1. Interrupção das atividades escolares municipais a partir do dia 17 de março por 15 dias; dia 16 de março será feito um trabalho de educação sobre o COVID-19 nas escolas e a alimentação escolar será mantida com organização dos fluxos, a partir das necessidades identificadas pelas escolas.
  2. Representantes de escolas particulares, estaduais e de ensino superior estão convocados para reunião no dia 16 de março às 14 horas. É possível que todas as atividades sejam suspensas.
  3. Início das UBS móveis, com médicos e enfermeiros, equipadas, para atendimento domiciliar de idosos e pacientes com comorbidades, em todos os Distritos Sanitários, a partir do dia 17 de março. Cada unidade móvel terá um telefone para atendimento. Objetivo é evitar o deslocamento dos pacientes de maior risco às Unidades de Saúde.
  4. Extensão automática das receitas de medicamentos de uso contínuo por mais 90 dias.
  5. Eventos e atividades em locais fechados com aglomeração de mais de 100 pessoas devem ser cancelados ou adiados, se houver tempo hábil. Não sendo possível, recomenda-se que o evento ocorra sem público. Eventos que ocorrerem de modo inevitável estarão submetidos a medidas de controle sanitário e há previsão de sanções para descumprimento das medidas.
  6. Oferta de apoio a ANVISA com equipes de plantão para monitoramento e triagem no aeroporto e nas pontes a partir de 17 de março, com apoio das Forças Federais.
  7. Telefone de acesso direto para população a partir de 18 de março, para atendimento ininterrupto.
  8. Início de atividade da unidade COVID-19 do HMFI a partir de 18 de março.
  9. Recomendação para estimular o home office (trabalho em casa) nos setores público e privado a partir de 16 de março.
  10. Atestados médicos: política de flexibilização por parte das empresas para evitar o deslocamento de pessoas sintomáticas aos serviços de saúde.
  11. Medidas de restrição de contato social (viagens, cinemas, shoppings, show, cultos religiosos, feiras e locais com aglomeração) para idosos e doentes crônicos.
  12. Atender ao calendário de vacinação preconizado pelo SUS (Influenza e demais).

Com informações da Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *