Sem categoria

Itaipu usará fundo emergencial de US$ 3 milhões no combate ao coronavírus

(Foto: Débora Black/HMCC)

Medida se soma a algumas alterações já feitas pela usina, em atendimento a recomendações do Ministério da Saúde e ao decreto de Foz do Iguaçu.

A diretoria do lado brasileiro da Itaipu Binacional vai recorrer a um fundo emergencial de US$ 3 milhões para ajudar no enfrentamento de uma possível crise causada pelo coronavírus e para o atendimento de pacientes do Sistema Único de Saúde de Foz do Iguaçu e a 9ª Região – que compreende uma população de 400 mil pessoas. A medida foi anunciada mesmo sem nenhum caso confirmado de coronavírus em Foz, onde a hidrelétrica de Itaipu está localizada.

O tema é tratado com prioridade absoluta por Itaipu, que acompanha atentamente os cenários nacional e internacional sobre a propagação do coronavírus e atua em consonância com as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS) e Ministério da Saúde.

Desde essa segunda-feira (16), a Itaipu readequou algumas visitas e adiou eventos em locais de aglomeração, como a exibição do filme institucional no Centro de Recepção ao Visitante e a apresentação da Esquadrilha da Fumaça, no dia 27, no Gramadão.

As medidas obedecem ao decreto da Prefeitura de Foz do Iguaçu, que proíbe eventos em toda a cidade que provoquem aglomeração de pessoas. Na região de fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina, outros atrativos turísticos também fecharam à visitação ou fizeram planos de contingência para evitar a disseminação do vírus.

Desde a confirmação da propagação do coronavírus, com casos importados da doença, a Itaipu já vinha adotando medidas preventivas, seguindo orientações da OMS e Ministério da Saúde. Com a mudança para transmissão comunitária em São Paulo e no Rio de Janeiro, onde há maior difusão do vírus e as equipes de vigilância não sabem onde se originaram os casos, a recomendação é adotar medidas mais severas. A transmissão comunitária pode se estender a outras áreas do País, segundo o Ministério da Saúde.

Dúvidas sobre visitas turísticas podem ser esclarecidas pelo telefone (45) 3529 2060.

Com informações da Itaipu Binacional

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *