Sem categoria

Brasil inicia controle sanitário na fronteira

Os agentes na aduana brasileira, na Ponte Tancredo Neves, fronteira com a Argentina (Foto: PRF)

Agentes da 9a Regional de Saúde iniciaram a aferição da temperatura de quem passa pela fronteira; pessoas com mais de 37,8ºC deverão ficar em quarentena.

Agentes da 9ª Regional de Saúde, em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, fizeram uma barreira sanitária, nesta sexta-feira (20), na Aduana da Ponte Internacional da Amizade e também na Ponte da Fraternidade, que liga o Brasil à Argentina. A medida de fiscalização foi adotada após o fechamento das fronteiras terrestres do Brasil com os países da América do Sul.

De acordo com a portaria, publicada na quinta-feira (19) pelo governo federal, fora algumas exceções, a medida vale para estrangeiros que estejam nos países da América do Sul e queiram entrar no Brasil. A determinação, válida por 15 dias, foi necessária diante da pandemia do novo coronavírus.

Há um caso de coronavírus confirmado em Foz do Iguaçu, segundo o último boletim. Na manhã desta sexta-feira, os agentes de saúde fizeram a aferição de temperatura nas pessoas que passaram pela aduana, na Ponte da Amizade. O teste é obrigatório.

Qualquer pessoa que estiver com temperatura acima de 37,8ºC será encaminhado para uma Unidade Básica de Saúde (UBSs) e deverá ficar em quarentena, segundo o Ministério Público Federal.

O trabalho de controle na Aduana também conta a participação da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Receita Federal, Defesa Civil e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

(Imagem: PRF)

Conforme a determinação, estrangeiros que moram no Brasil e têm documentação brasileira, além de pessoas que fazem tratamento no país, podem passar pelas fronteiras.

Segundo o auditor da Receita Federal, Marcelo Mossi Vendramini, o transporte de cargas também está liberado entre os países vizinhos.

Argentina

Em Puerto Iguazú, na Argentina, o exército do país também montou barreiras sanitárias nas fronteiras. Na quinta-feira, o governo argentino decretou quarentena total para evitar o avanço da Covid-19.

O controle sanitário na Ponte Tancredo Neves também começou a ser feito, de acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal.

Leia mais: https://g1.globo.com/pr/oeste-sudoeste/noticia/2020/03/20/com-fechamento-das-fronteiras-brasileiras-ponte-da-amizade-passa-a-ter-barreira-sanitaria-em-foz-do-iguacu.ghtml

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *