Sem categoria

Paraná habilita quatro laboratórios para testes de coronavírus

(Foto: AEN)

A Secretaria de Estado da Saúde cadastrou quatro laboratórios privados para ajudar o Laboratório Central do Estado (Lacen) na validação dos testes de pessoas suspeitas de contrair o novo coronavírus (Covid-19): Genoprimer e Unimed, em Curitiba (PR); Sabin, em Brasília (DF); e Dasa, em São Paulo (SP).

O cadastramento atende uma nova metodologia proposta pelo Ministério da Saúde. Ela visa ampliar o mapeamento dos casos e, a partir de um quadro mais exato, permitir que o Estado efetive novas medidas para conter a circulação viral e prepare a rede hospitalar com intuito de isolar pacientes do Covid-19. Entre quinta-feira e domingo, mais de dez dos 54 casos confirmados vieram de laboratórios privados.

MAIS ÁGIL – Segundo a nova metodologia, não é mais exigido o segundo teste pelo Laboratório Central do Estado (Lacen), desde que o laboratório privado que realizou ou realizará o primeiro esteja devidamente credenciado.

CREDENCIAMENTO – O decreto 4.261/2020, publicado na semana passada, normatiza o cadastramento dos laboratórios privados no Sistema Nacional de Laboratórios de Saúde Pública (SISLAB). Uma vez habilitado, o laboratório privado se compromete a informar diariamente ao Centro de Informações Estratégicas e Respostas de Vigilância em Saúde do Estado do Paraná (CIEVS) os dados dos exames, inclusive dos casos suspeitos. Amostras de casos graves e ocorrências de óbitos devem ser enviadas ao Lacen imediatamente.

ESTADO X MUNICÍPIOS – A Secretaria de Saúde também esclarece que eventuais diferenças de números entre o boletim estadual e as secretarias municipais de saúde decorrem dos intervalos de notificação.

Leia mais: http://www.aen.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=106265&tit=Parana-habilita-quatro-laboratorios-para-testes-de-coronavirus

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *