Trabalho conjunto busca manter a sustentabilidade das empresas de Foz do Iguaçu.
A ACIFI tem atuado diariamente em conjunto com o Sindilojas (Sindicato Patronal do Comércio Varejista de Foz do Iguaçu e Região) para preservar as empresas e empregos diante dos desafios provocados pelo novo coronavírus.
A Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu, por meio do seu Departamento Jurídico, apoia a elaboração de documento para fundamentar o termo aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria para ser assinado entre os dois sindicatos (patronal e laboral).
Reuniões e busca pelas melhores soluções envolvem o presidente interino do Sindilojas, Itacir Mayer, e demais diretores do sindicato. Os dirigentes do sindicato patronal pretendem assinar nesta semana o pacto com o Sinecofi (Sindicato dos Empregados no Comércio de Foz do Iguaçu e Região).
Para Mayer, as entidades unidas têm mais força.
O presidente da ACIFI, Faisal Ismail, e o advogado Marcelo Brito têm apoiado um acordo possível de manter a sustentabilidade das empresas e o equilíbrio social. A mediação ocorre desde o agravamento da pandemia no Brasil, sobretudo após o fechamento do comércio em geral determinado pela Prefeitura de Foz do Iguaçu (com exceção dos serviços básicos).
Além dessa mediação, a ACIFI reivindicou à Prefeitura de Foz do Iguaçu a adoção de medidas econômicas que visem a amenizar as consequências e efeitos danosos que a crise instalada já está gerando na economia iguaçuense.
Também tem atuado para conseguir liberação de crédito barato e ágil pelo sistema cooperativista.