Sem categoria

Hospital Ministro Costa Cavalcanti conta com ala exclusiva para portadores da covid-19

Convênio com a Itaipu possibilitou a reestruturação do hospital, com novo modelo de atendimento, desde a primeira triagem.

O Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC) elaborou um plano de contingência para o enfrentamento do novo coronavírus, em Foz do Iguaçu. Para isso, o hospital contará com uma ala exclusiva de atendimento aos pacientes portadores da covid-19 que precisem de internamento. No total, 27 leitos serão colocados à disposição da população, 15 dos quais na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

A reestruturação física do hospital será bancada com recursos da Itaipu Binacional, no valor de US$ 3 milhões (mais de R$ 15 milhões), conforme convênio assinado com a Fundação Itaiguapy, que administra o HMCC. Esses recursos são destinados exclusivamente à luta contra o novo coronavírus, e permitem a compra de equipamentos e insumos.

Até esta terça-feira,24, Foz tinha quatro casos confirmados da doença e outros 79 suspeitos.

Primeira triagem
Dentro da reestruturação do hospital, a primeira triagem dos pacientes será feita numa tenda instalada no estacionamento da unidade hospitalar. Pacientes com queixas respiratórias (febre, tosse, coriza e/ou falta de ar) receberão uma máscara e serão encaminhados ao Pronto Atendimento Respiratório (Avenida Gramado, 580).

Já pacientes com outros sintomas serão direcionados ao Centro Clínico (Avenida Parati, 737), onde estão sendo realizados os demais atendimentos de urgências e emergências (clínica, pediátrica e ortopédica).

Menor risco de transmissão
O bloco destinado aos portadores da covid-19 será separado das outras alas de internamento do HMCCC. Os 27 leitos estarão totalmente equipados para casos de gravidade média ou avançada da doença.

Isolamento social
“Nossa estrutura está preparada para o atendimento seguro dos pacientes que necessitarem de internamento”, diz o diretor superintendente do HMCC, Fernando Cossa. Ele ressalta, no entanto, que a população deve seguir seriamente os protocolos de isolamento social.

O diretor técnico, médico Rodrigo Romanini, reforça que é importante, num primeiro momento, tirar as dúvidas pelos telefones de plantão – (45) 9992-0550 ou 3521-1800 = e seguir as orientações dos agentes de saúde.

Com informações das Assessoria de Comunicação da Itaipu Binacional e do HMCC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *