Sem categoria

Hospital mantido por Itaipu poderá fazer em breve testes rápidos da covid-19

(Foto: Rubens Fraulini/Divulgação)

Expectativa é que credenciamento saia o mais cedo possível para ajudar Foz e outros oito municípios da região no enfrentamento da doença.

Já nos próximos dias, o Centro de Medicina Tropical (CMT) do Hospital Ministro Costa Cavalcanti, mantido pela usina de Itaipu, deverá estar habilitado a fazer testes rápidos para detectar o novo coronavírus.

O serviço estará disponível para toda a área de abrangência da 9ª Regional de Saúde, que compreende uma população de aproximadamente 400 mil pessoas. O teste rápido (PCR Real Time) permite diagnosticar ou descartar a covid-19 em menos de 24 horas. Foz do Iguaçu tem cinco casos confirmados da doença e outros 104 suspeitos.

O Centro de Medicina Tropical atende aos requisitos previstos em decreto assinado pelo governador Carlos Massa Ratinho Júnior para credenciamento no Sistema Nacional de Laboratórios de Saúde Pública, o que permitirá ter autorização para fazer os testes rápidos da covid-19.

A expectativa é que o credenciamento saia o mais rápido possível, para o hospital ajudar Foz do Iguaçu e outros oito municípios no enfrentamento da doença.

“A partir desse serviço, o Centro de Medicina Tropical poderá ajudar os municípios na decisão de medidas com base num mapeamento epidemiológico real dos casos do novo coronavírus em Foz”, explica o responsável pelo CMT, Robson Delai.

Covid-19 e dengue

O CMT é a única planta da América Latina adaptada para fazer exames em material genético tanto de humanos como de animais, dentro do conceito de saúde única. No combate à dengue, o serviço do centro tem isso imprescindível. Foz do Iguaçu tem cerca de 19 mil notificações e 3,7 mil casos confirmados da doença.

De acordo com o diretor-superintendente do HMCC, Fernando Cossa, a habilitação para o exame rápido do coronavírus facilitará o controle da doença na região.

Com informações da Itaipu Binacional e do HMCC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.