Sem categoria

Saúde retoma vacinação contra gripe em idosos

(Foto: AMN)

Com a chegada de 19.800 novas doses de vacina contra a gripe, a Secretaria Municipal de Saúde de Foz do Iguaçu retomou nesta sexta-feira (27) a imunização em idosos. Neste ano, em virtude do Coronavírus, a imunização das pessoas a partir dos 60 anos está sendo feita de casa em casa e chegará a todos os idosos.

Equipes de 29 unidades básicas de saúde se deslocam pelas ruas dos bairros para vacinar os moradores, ou seja, não é necessário procurar as unidades ou fazer agendamento.

No primeiro dia da campanha foi bastante positivo e esgotou o estoque de doses enviadas pela 9ª Regional de Saúde. Foram imunizados mais de 4.500 idosos e mais de 3.500 profissionais de saúde. Com o término do estoque, foram entregues mais 19.800 doses hoje, totalizando 28.800 ampolas da vacina. 

Essa grande força tarefa conta com o apoio de todas as secretarias e autarquias do município, que cederam veículos e também servidores voluntários para ajudar na mobilização.

Ao todo, Foz possui uma população de aproximadamente 22 mil idosos. A meta é alcançar 90% desse grupo de risco, mas a Secretaria trabalha para superar os números e imunizar todas as pessoas acima de 60 anos. 

Segunda etapa

Do ponto de vista epidemiológico, as crianças são consideradas multiplicadoras de vírus respiratórios e, por isso, o PNI distanciou um público do outro. Serão duas semanas de intervalo entre uma fase e outra. Na segunda fase da campanha, que começa dia 16 de abril, entram professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, além dos doentes crônicos.

A partir de 9 de maio, Dia D de vacinação, serão vacinadas crianças de seis meses a menores de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), pessoas com mais de 55 anos, gestantes, mães no pós-parto (até 45 dias após o parto), população indígena e portadores de condições especiais. A campanha seguirá até o dia 23 de maio.

Com informações da Agência Municipal de Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *