Sem categoria

Covid-19: Itaipu e HMCC ampliam medidas para ajudar Foz e municípios vizinhos

(Foto: Débora Black)

Nas próximas horas, o HMCC deverá estar autorizado a fazer testes rápidos para diagnóstico do coronavírus, com capacidade inicial de 320 exames diários e, num segundo momento, 480 por dia.

Da liberação de fundo emergencial de aproximadamente R$ 15 milhões à reestruturação do Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC), com uma ala exclusiva para atendimento de pacientes de covid-19, a Itaipu Binacional, margem esquerda, tem adotado uma série de medidas para ajudar Foz do Iguaçu e municípios vizinhos no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus.

O bloco conta com 27 leitos, 15 só na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 12 leitos de semi-intensiva. Agora, a grande expectativa é conseguir, já nas próximas horas, o credenciamento do Laboratório Central do Estado para fazer testes rápidos (Real Time – PCR) da covid-19. O diagnóstico é possível em até três horas. E, com a automação, o tempo pode ser reduzido para até duas horas.

Foz do Iguaçu tem sete casos confirmados da doença. Outros 121 estão sendo investigados. Os testes rápidos serão colocados à disposição do Hospital Municipal Germano Lauck, referência em epidemiologia, para o mapeamento da doença, o que ajudará o governo municipal na tomada de decisões sobre as próximas ações.

Já se antecipando a uma possível epidemia da doença em Foz, a Fundação Itaiguapy, que administra o HMCC, mantido por Itaipu, fez compras antecipadas de equipamentos de proteção pessoal, de materiais e medicamentos (cloroquina e azitromicina, entre outros), 35 aparelhos de ventilação mecânica, 50 monitores multiparamétricos e 40 camas hospitalares. O HMCC contratou aproximadamente 80 funcionários, inclusive médicos plantonistas, para atender setores específicos no tratamento à covid-19, além de uma infectologista e um coordenador de medicina interna dedicados exclusivamente ao combate à doença. Mais de 200 pessoas estão em treinamento, aptas para uma possível crise.

Com informações da Itaipu e do HMCC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.