Sem categoria

Símbolo do Transtorno do Espectro Autista será incluído no RG

(Foto: SEJUF)

No Paraná, as condições especiais de saúde, como Transtorno do Espectro Autista (TEA), serão incluídas no novo layout da carteira de identidade.  A iniciativa é da Secretaria da Segurança Pública, por meio da Polícia Civil, e Secretaria da Justiça, Família e Trabalho e foi divulgada nesta quinta-feira, 2 de abril, em homenagem ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo.  

SOLICITAÇÃO – O novo modelo do RG tem tamanho menor que o antigo documento e permite a inclusão de registros como título de eleitor, numeração da carteira de trabalho e previdência social, certificado militar, carteira nacional de habilitação e condições especiais de saúde, por exemplo.

A possibilidade de incluir o laço que identifica internacionalmente o autismo, porém, foi viabilizada agora, após solicitação feita pelo Departamento de Políticas para a Pessoa com Deficiência da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho.

COMO FAZER – Os interessados em incluir a informação deverão levar atestado médico ou documento oficial que comprove o Transtorno do Espectro Autista. Os modelos de relatório e atestado médico, assim como informações detalhadas, estão disponíveis no site da Polícia Civil do Paraná, em “Serviços da PCPR”, na aba Carteira de Identidade. Após, os documentos deverão ser entregues no Instituto de Identificação do Paraná.

Os atendimentos, no entanto, estão suspensos até o dia 24 de abril  – prazo que pode ser prorrogado conforme a necessidade, devido ao isolamento social adotado diante da pandemia de covid-19..  

NOVO RG – No início deste ano o novo modelo de carteira de identidade começou a ser emitido no Estado. A nova versão possibilita a inclusão de diversos dados no documento, como a de autismo, além de oferecer mais segurança contra a falsificação.

O antigo Registro Geral (RG) continua válido.

Leia mais: http://www.aen.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=106449&tit=Simbolo-do-Transtorno-do-Espectro-Autistasera-incluido-no-RG

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *