
Pesquisadores da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) iniciaram, nesta semana, a produção de álcool glicerinado 80%, nos laboratórios da Instituição. O produto será distribuído nas unidades públicas de saúde de Foz do Iguaçu e também poderá ser utilizado nas ações da própria Universidade.
O álcool glicerinado 80% é um produto de consistência líquida recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para assepsia das mãos. O primeiro lote será entregue para a Secretaria Municipal de Saúde na próxima semana.
A Universidade conta com equipamentos e pessoal capacitado para produzir, aproximadamente, 100 litros de álcool glicerinado por dia. Além disso, a UNILA já recebeu uma doação de embalagens da empresa Innova Agrotecnologia para armazenar os primeiros lotes do desinfetante.
De acordo com o vice-reitor da UNILA, Luis Evelio Garcia Acevedo, na próxima semana será publicada uma Chamada Pública que vai regulamentar a doação de insumos de pessoas físicas e jurídicas para a produção de álcool glicerinado 80% e para outros projetos da Universidade que têm o objetivo de combater o Coronavírus.
Processo de fabricação
A produção do álcool glicerinado 80% é realizada no Laboratório Multiusuário de Química da Universidade. Todo o processo está sendo acompanhado e foi autorizado pela Vigilância Sanitária, seguindo as últimas portarias da Anvisa, que liberou a produção de álcool nas instituições de ensino superior, exclusivamente para doação ao SUS.
A UNILA pretende divulgar na próxima semana a Chamada Pública que vai regulamentar as doações de pessoas físicas e jurídicas para os projetos de combate à Covid-19. Os interessados em obter informações já podem entrar em contato pelo e-mail logistica@unila.edu.br. Dúvidas também podem ser esclarecidas pelo telefone (45) 3529-2794.