Procuradora-geral do Estado pede que moradores do interior não recebam visitantes que saíram de Assunção e da região Central.
Após confirmar que muitos paraguaios não estavam respeitando a ordem de isolamento, como medida imposta para conter o avanço do coronavírus no país, o governo do Paraguai estabeleceu um novo decreto que restringe a circulação de pessoas e veículos que passou a valer nesta sexta-feira (3) e segue até domingo, 12 de abril.
O novo decreto aumenta as restrições ao tráfego estabelecidas em 20 de março, permitindo o deslocamento mínimo e indispensável para o fornecimento de artigos de limpeza, alimentos e medicamentos.
Entre as exceções estão profissionais de saúde, policiais, militares, pessoas que cuidam de idosos ou crianças, os responsáveis pela limpeza de hospitais e residências, jornalistas, e funcionários de supermercados e farmácias. e para a cadeia logística de supermercados e farmácias. Mesmo assim, com algumas restrições.
Quem não respeitar as novas medidas estará sujeito às disposições do Código Sanitário, da Lei de Crimes Ambientais e ao Código Penal. Até agora, mais de 900 pessoas foram acusadas oficialmente por não respeitar as medidas de isolamento.
Ainda na sexta-feira, de acordo com o La Nación, a procuradora-geral do estado, Sandra Quiñonez, pediu fortemente à população do interior que não receba as pessoas que estão deixando Assunção e região Central e seguindo rumo às cidades do interior. Nesta época, com a proximidade do feriado de Páscoa, é comum os paraguaios viajarem para visitar as famílias.
“Peço às pessoas do interior que não recebam pessoas da capital e da região Central. Pode ser difícil e até machucar, mas eles estão carregando o vírus com eles e esse vírus é implacável. Não é um resfriado pequeno ”, confirmou a procuradora.

Pelo Twitter, o presidente do Paraguay, Mario Abdo Benítez pediu que as pessoas “assumam com responsabilidade a luta contra a pandemia do Covid-19, tendo em conta que muita gente não está cumprindo as medidas de distanciamento social estabelecidas pelo governo”.
Leia mais: https://www.ip.gov.py/ip/presidente-pide-afrontar-con-mucha-seriedad-la-lucha-contra-el-coronavirus/