Sem categoria

Ações de extensão universitária reforçam apoio à população

Ações de extensão universitária reforçam apoio à população. (Foto: Fundação Araucária/Reprodução)

Estudantes das sete universidades estaduais atuam nos serviços de saúde, hospitais universitários e nas divisas do Estado.

O trabalho desenvolvido nas sete universidades estaduais faz a diferença no enfrentamento ao coronavírus em diversas regiões do Paraná. Equipes de estudantes têm atuado nos serviços de saúde, principalmente em hospitais universitários, nas divisas do Estado e em pontos de grande circulação dos municípios orientando cidadãos em trânsito.

As instituições também atuam na produção de álcool 70%, máscaras e outros equipamentos de proteção, além do disque coronavírus. Grande parte das atividades é coordenada pelas Pró-Reitorias de Extensão e Cultura, que promovem ações envolvendo estudantes com prestação de serviço à população e aos profissionais de saúde.

TRÊS EIXOS – A extensão universitária é um dos três eixos do ensino superior, ao lado do ensino e da pesquisa. Muitos dos programas e projetos de extensão são financiados pelo Governo do Estado, seja em recursos do próprio orçamento ou por meio de Chamadas Públicas da Fundação Araucária e da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

AÇÕES VOLUNTARIAS – Na Unioeste, além da fabricação de álcool em gel e máscaras shield, muitas ações estão sendo desenvolvidas voluntariamente. “Temos arrecadado recursos para cestas básicas, compra de equipamentos para hospitais, cursos online gratuitos para a comunidade, aulas de educação física online”, narra a pró-reitora de Extensão, Fabiana Regina Veloso.

FOMENTO – No desenvolvimento dos projetos de extensão, além de as atividades contribuírem para a formação, os estudantes recebem bolsas. Por meio da Chamada Pública para o enfrentamento ao coronavírus, lançada pela Fundação Araucária (FA) e Superintendência Geral da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, o Governo do Estado investiu R$ 8 milhões.

VULNERÁVEIS – As universidades também desenvolvem trabalhos voltados à população vulnerável por meio do Numepar (Núcleo Maria da Penha) e Núcleo de Estudos e Defesa de Direitos da Infância e da Juventude.

SERVIÇO:
Portal de Evidências Científicas da UEM –  http://www.cpr.uem.br/index.php/covid-19-evidencias
Disque coronavírus:
UEL – 0800-400-1234
UENP – 0800-645-1525
UEPG – 0800-200-4300
Unicentro – 0800-642-0019

Leia mais: http://www.aen.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=106489&tit=Acoes-de-extensao-universitaria-reforcam-apoio-a-populacao

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *