Sem categoria

Laboratório da Itaipu testa qualidade de álcool produzido pela UNILA

(Foto: Alexandre Marchetti/Itaipu)

Como parte do esforço conjunto de diversas instituições para o enfrentamento da pandemia do Coronavírus, a Itaipu Binacional está utilizando seu Laboratório Ambiental para realizar testes de qualidade no álcool glicerinado 80%  que está sendo produzido em Foz do Iguaçu pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila). O álcool glicerinado é um produto de consistência líquida, recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para higienização das mãos.

Os primeiros testes, em caráter experimental, foram realizados na semana passada e o primeiro lote aprovado deverá ser entregue pela Unila à Secretaria Municipal de Saúde nos próximos dias. A expectativa da universidade atender a toda a demanda da secretaria, que é de 3 mil litros de álcool glicerinado nos próximos 60 dias. Para isso, estão sendo produzidos 100 litros por dia, no Laboratório Multiusuário de Química, da universidade.

O Laboratório Ambiental da Itaipu, criado em 1991, é uma unidade estratégica que atende a diversas áreas da empresa, como qualidade ambiental, segurança hídrica, saúde ocupacional e segurança de barragens. Também colabora com os governos municipais e estadual, por meio se suas análises especializadas nas áreas da saúde e de meio ambiente, além de se destacar no desenvolvimento de pesquisa e capacitação técnica.

Outras ações

Para combater a pandemia do Coronavírus, a Itaipu Binacional já havia liberado um fundo emergencial de R$ 15 milhões para ajudar os municípios da região. E anunciou um investimento de R$ 4 milhões, por meio de um termo de cooperação com o governo do Estado, para a contratação direta de 733 bolsistas na área de saúde, em caráter emergencial. Além disso, o Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC), mantido pela Itaipu, criou uma ala exclusiva com Unidade de Terapia Intensiva e Semi-Intensiva para internamento de pacientes com a doença. O laboratório do HMCC também foi credenciado a fazer testes rápidos (PRC) de covid-19. Mais de 4 mil kits foram adquiridos.

Leia mais: https://jie.itaipu.gov.br/conte%C3%BAdo/laborat%C3%B3rio-da-itaipu-testa-qualidade-de-%C3%A1lcool-produzido-em-foz

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *