Sem categoria

Covid-19: pesquisadores buscam soluções para respiradores hospitalares

(Foto: Unila/Reprodução)

A ideia é adaptar e transformar equipamentos já disponíveis para ampliar a capacidade de atendimento dos hospitais em situação de emergência.

A pandemia de Covid-19 tem mobilizado pesquisadores e profissionais das mais diferentes áreas, que, por meio da organização de redes de trabalho, estão se unindo na busca de soluções para o enfrentamento à doença. Com a perspectiva da falta de equipamentos para atendimento de todos os pacientes, também entra em campo a criatividade para transformar e melhorar o que já está disponível, em tempo hábil e com tecnologia acessível que possibilite replicar projetos em qualquer parte e em escala industrial.

Nessa linha, os professores Oswaldo Barbosa Loureda (Física), Oswaldo Hideo Ando Júnior (Engenharia de Energia) e Luiz Fachine (Medicina) estão desenvolvendo projetos para tentar garantir que não faltem respiradores aos pacientes que, eventualmente, cheguem às UTIs dos hospitais.

Os docentes participam de grupos com pessoas de diversas instituições, empresas e universidades brasileiras. Entre os grupos de trabalho dos quais os docentes participam está o grupo ligado ao Sistema Regional de Informação (SRI), uma rede que busca soluções para a Covid-19 na região Oeste do Paraná, em várias frentes de trabalho.

Nos grupos, os pesquisadores compartilham não só os dados, desenhos de equipamentos e informações que possuem, mas também a vontade de vencer a doença em um cenário de dificuldades. Neste momento, a colaboração fala mais alto.

Leia mais: https://portal.unila.edu.br/noticias/covid-19-pesquisadores-buscam-solucoes-para-respiradores-hospitalares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *