Sem categoria

Hospital Costa Cavalcanti já tem 2 mil exames da covid-19 à disposição da população de Foz e região

(Foto: Fotos: Rubens Fraulini/Itaipu)

Outros 2 mil devem chegar nos próximos dias. Os testes vão ajudar no combate à doença. Resultado do exame sai em até duas horas.

O Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC) já tem em estoque cerca de 2 mil exames de Real Time – PCR, que faz o diagnóstico da covid-19 em até duas horas. Os exames chegaram nesta quinta-feira (9), às 11h, e serão colocados à disposição dos pacientes internados no HMCC, Hospital Municipal Padre Germano Lauck e para a os casos suspeitos confirmados da doença na região.

O diretor-superintendente do HMCC, Fernando Cossa, explicou que o fluxo de testagem seguirá as diretrizes do Laboratório Central do Estado (Lacen). Inicialmente, o HMCC fará os testes dos casos suspeitos de covid-19 de Foz do Iguaçu e, logo na sequência, se o resultado for positivo, eles serão encaminhados para a contraprova no Lacen.

Num segundo momento, com os processos concluídos, a partir da testagem em cinco contraprovas, todos os procedimentos serão feios aqui, sem necessidade de serem encaminhados para a capital.

Os testes serão colocados à disposição da população sem nenhuma cobrança, para os casos notificados como suspeitos confirmados por meio da Vigilância Epidemiológica. O hospital, que é mantido pela usina de Itaipu, está habilitado a fazer os testes PCR desde a semana passada. A testagem será feita pelo Laboratório de Saúde Única do Centro de Medicina Tropical.

Os exames ajudarão no mapeamento epidemiológico da doença e na tomada de decisões dos municípios da 9ª Regional de Saúde do Paraná para o enfrentamento da covid-19.

Atualmente, Foz do Iguaçu tem 29 casos confirmados da doença.

Com informações da Itaipu Binacional e do HMCC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *