Sem categoria

Só 12,5% dos municípios do Paraná garantem ter rede do SUS suficiente para coronavírus

(Foto: Pixabay)

Uma pesquisa feita pela Confederação Nacional dos Municipios (CNM) revela que apenas 12,5% dos municípios do Paraná garantem ter rede hospitalar do SUS suficiente para a pandemia de coronavírus. A sondagem, feita de 18 até 31 de março, revela que 71,1% das cidades paranaenses decretaram emergência e que 81,3% tinham plano de contigência. 

Em todo o País, mais de 1.900 Municípios já decretaram calamidade ou emergência em saúde pública por conta do novo coronavírus (Covid-19).

Para o enfrentamento da pandemia, a CNM questionou ainda se os Municípios elaboraram o Plano Municipal de Contingência do coronavírus. As medidas e a elaboração desses instrumentos – decretação de emergência, elaboração do plano de contingência, implantação de gabinete de crise etc. – devem seguir a necessidade local.

Assim sendo, 2.574 Municípios foram questionados, deles, 2.019 (78,4%) responderam positivamente e 555 (21,6%) Municípios afirmaram não terem elaborado o Plano Municipal de Contingência.

O estudo apresenta também algumas preocupações como a ausência ou insuficiência de rede de atenção à saúde aos pacientes acometidos pela Covid-19. Apenas 10,6% dos Municípios entrevistados informaram possuir uma rede de atenção à saúde estruturada para enfrentar uma possível epidemia pelo coronavírus.

Outros dados:

• 73,6% das prefeituras do Brasil que responderam à pesquisa decretaram emergência em saúde pública;

• 78,4% elaboraram o plano municipal de contingência;

• 98,9% iniciaram campanhas de prevenção;

]• 99,3% adotaram a suspensão das aulas como medidas restritivas para evitar a transmissão, dentre outras;

• Fortalecimento do SUS por meio de ações de educação em saúde (90%) e capacitação das equipes da saúde (87%); e

• 84,5% iniciaram a articulação com outros órgãos e entidades, a destacar o governo do Estado (58,9%) e Municípios da região de saúde (55,6%)

No estado do Paraná há 126 pacientes internados, 72 em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e 54 em leitos clínicos. O número de pacientes já liberados do tratamento será atualizado no início da próxima semana.

Leia mais: https://www.bemparana.com.br/noticia/so-125-dos-municipios-do-parana-garantem-ter-rede-do-sus-suficiente-para-coronavirus#.XpMrOUBKjIU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.