
O ministro da Saúde, Julio Mazzoleni, apresentou os detalhes do plano de “quarentena inteligente” que entrará em vigor na segunda-feira, 4 de maio, permitindo que alguns setores econômicos voltem à atividade, no Paraguai.
O plano é dividido em 4 fases, com diferentes atividades permitidas em cada uma e tudo será reavaliado permanentemente.
A primeira fase inclui indústrias e fábricas em geral, serviços de entrega e coleta, além de serviços como cabeleireiros ou outros, desde que não haja aglomeração, e a prática de esportes individuais. Além disso, são mantidas medidas para manter serviços essenciais no setor público e permitir a mobilização do setor de alimentos e suprimentos médicos.
O ministro destacou que as avaliações determinarão os próximos passos de ampliação da retomada, e não descartou retornar à quarentena total, além de remover setores econômicos que não cumprirem as medidas sanitárias.
Os setores autorizados a operar a partir da segunda-feira (4) devem seguir rigorosamente os seguintes protocolos: as instalações devem fornecer mecanismos para lavar as mãos, exigir o uso de máscaras e garantir a distância física.
“O governo fará o controle, mas o compromisso dos cidadãos e, principalmente, das indústrias ou setores que iniciarem as atividades é muito importante”, explicou o ministro.
A Ministra da Indústria e Comércio (MIC), Liz Cramer, indicou que, com a Fase 1, 58% das atividades econômicas serão habilitadas, mas o plano será dinâmico e estará sujeito às alterações de Saúde.