Sem categoria

Governo padroniza notificação de hospitais de casos da Covid-19

(Foto: AEN)

Na busca por informações mais precisas e ágeis sobre a Covid-19, a Controladoria-Geral do Estado (CGE) emitiu resolução para que estabelecimentos de saúde, públicos e privados, padronizem a notificação dos casos.

A notificação atende tantos os interesses da Secretaria de Estado da Saúde, no mapeamento da doença, quanto da CGE, responsável pela transparência das informações. Essa parceria especifica as informações relevantes, entre elas as datas de diagnóstico, de internamento e de óbito (quando for o caso) e a taxa de ocupação dos leitos. Também devem ser informados tipo de comorbidade que acometia o paciente, como por exemplo asma, diabetes, comorbidade cardiovascular, neurológica e renal.

Notificação – De acordo com o controlador-geral do Estado, Raul Siqueira, a doença é de notificação obrigatória por todos os estabelecimentos de saúde público e privado (Lei Federal 13.979/20).

Proteção – As informações colhidas terão o tratamento ético e responsável e não incluirão a identificação do paciente nem seus dados pessoais. As informações irão concomitantemente para o Portal da Transparência e para a área responsável da Secretaria da Saúde. 

A Resolução 32, da CGE, entrou em vigor segunda-feira (27) e terá vigência enquanto durar o estado de emergência decretado pelo governador Carlos Massa Ratinho Júnior.

Leia mais: http://www.aen.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=106744&tit=Governo-padroniza-notificacaode-hospitais-de-casos-da-Covid

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *