Sem categoria

Com habilitação do Lacen, UNILA e Laboratório Municipal têm capacidade para fazer 200 exames de Covid-19 por dia

A professora do curso de Medicina, Maria Leandra Terencio, responsável pela implantação dos testes. (Foto: Unila)

Desde quarta-feira (29) o Laboratório do Hospital Municipal Padre Germano Lauck (HMPGL) está habilitado pelo Laboratório Central do Paraná (Lacen) a fazer os exames para detectar a Covid-19.

Com a habilitação, o Laboratório passa a ter capacidade para testar 200 pacientes por dia, com exames do tipo RT-qPCR (sigla em inglês para Reação em Cadeia da Polimerase com Transcrição Reversa), que utiliza técnicas de biologia molecular para fazer uma busca minuciosa pelo material genético do Sars-Cov-2 nas amostras de secreção nasal e oral. Como o HMPGL é o hospital de referência na região, ele poderá fazer exames para todos os municípios da 9ª Regional de Saúde.

A realização dos exames só foi possível por meio de uma parceria entre a Prefeitura e a UNILA. A Universidade transferiu os equipamentos do Laboratório de Pesquisa em Ciências Médicas para o Hospital. Já a Prefeitura, por meio da Fundação Municipal de Saúde, fez a compra dos insumos necessários para os testes.

Silva lembrou que os professores da UNILA também ajudaram a Prefeitura a ter acesso a fornecedores de insumos e reagentes para os exames. Já a equipe do HMPGL ficou responsável por toda a logística e adequação do laboratório para a realização dos testes, seguindo a legislação vigente.

Para o reitor da UNILA, Gleisson Brito, a habilitação “é a consolidação do compromisso, como Universidade Federal, de auxiliar o município no enfrentamento à Covid-19. E, mais uma vez, entendemos que isso só reforça a importância da atuação interinstitucional, em que diferentes atores somam forças, e quem ganha é a sociedade”.

Leia mais: https://portal.unila.edu.br/noticias/laboratorio-municipal-esta-habilitado-para-fazer-os-exames-para-detectar-a-covid-19

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *