Sem categoria

Covid-19: Justiça decreta “lockdown” no Maranhão

(Imagem: Pixabay)

A Justiça do Maranhão decretou ontem (30) lockdown em quatro cidades do estado: São Luís, São José do Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa.

A Secretaria de Saúde do estado do Rio de Janeiro também declarou avaliar a possibilidade de instituir um lockdown no estado para tentar frear a disseminação do novo coronavírus. As divisas poderão ser fechadas e o circulação de pessoas, restrita. O governador fluminense, Wilson Witzel (PSC), no entanto, descartou a medida por enquanto.

Lockdown

Apesar de ser o termo em inglês que remete à quarentena, por aqui usa-se lockdown para se referir ao bloqueio total, uma medida mais rígida, no qual há restrição ao trânsito de pessoas. Ficar em casa não é uma recomendação, mas uma imposição. A população só pode sair para a rua por motivos de emergência. Só farmácias, hospitais e mercados ficam abertos – e, em alguns lugares, em horário restrito.

O trânsito pela cidade, estado ou país também é parcialmente ou totalmente suspenso. Em alguns casos, rodoviárias, estações de trem e aeroportos são fechados e só é permitido ultrapassar a fronteira por motivo de emergência ou a trabalho.

Leia mais: https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2020/05/01/justica-decretou-lockdown-no-maranhao-qual-a-diferenca-para-quarentena.htm

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *