Sem categoria

Covid-19: Paraguai anuncia maior controle militar na fronteira com o Brasil

(Foto: Ilustração/Agência IP)

O presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez, anunciou que haverá maior presença de militares na fronteira com o Brasil, considerando que o país registra uma forte disseminação do coronavírus.

De acordo com o pronunciamento do Presidente, essa “é uma questão que já vem sendo discutida diplomaticamente com o Brasil para que o país nos ajude, considerando que no Brasil há uma forte disseminação do vírus”, afirmou Mario Abdo nesta sexta-feira (1).

Ele reconheceu que a fronteira com o Brasil é um local vulnerável e que é necessário reforçar os controles com presença militar, para impedir a entrada maciça de pessoas que podem levar a doença ao Paraguai.

Mais uma vez, o presidente defendeu que a quarentena inteligente não representa um momento de relaxamento, mas de “inteligência”, para medir o comportamento do cidadão diariamente, com o objetivo de avançar para as próximas fases com o objetivo de permitir o reinício do trabalho em mais setores.

O chefe do Executivo declarou categoricamente que, se as medidas sanitárias não forem cumpridas, o país poderá retornar à quarentena total.

Transparência

Indagado sobre as supostas compras de irregularidades realizadas por várias instituições, em função do combate à pandemia, o Presidente informou que ordenou que todos os processos sejam transparentes para fortalecer a bandeira anticorrupção.

Nesse contexto, ele comentou sobre uma plataforma lançada nesta semana para que as pessoas possam obter informações sobre o uso dos recursos da Lei de Emergência. “Até agora não recebemos nenhuma mercadoria e o adiantamento pago oferece uma garantia de 100%”, esclareceu, referindo-se à carga de suprimentos da China que foi rejeitada pelo Ministério da Saúde.

Abdo Benítez garantiu que o esforço de todos para combater a pandemia não será manchado pela corrupção e reafirmou o compromisso de garantir o uso correto dos recursos destinados à emergência sanitária.

Leia mais: https://www.ip.gov.py/ip/mandatario-anuncia-mayor-cuidado-en-la-frontera-con-brasil-para-evitar-ingreso-de-contagiados/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.