Sem categoria

Temporada da tainha começou nesta sexta-feira em Santa Catarina

Florianópolis, Santa Catarina. (Foto: Pixabay)

Mesmo sem os tradicionais festejos de abertura, a expectativa é de uma safra boa no Estado, com pelo menos 1.800 toneladas do peixe.

A temporada da tainha iniciou nesta sexta-feira (1), em Santa Catarina. A abertura, entretanto, não teve os tradicionais festejos e missas, cancelados por conta da pandemia da Covid-19. Ainda assim, a expectativa é boa para os cerca de 18 mil trabalhadores envolvidos na atividade, no Estado.

“Estamos muito esperançosos, porque temos informações que lá no [Rio Grande do] Sul já tem peixe. Só falta o vento sul e o frio, se tiver isso temos certeza que vai ser uma boa safra”, diz Ivo Silva, presidente da Fepesc (Federação dos Pescadores do Estado de Santa Catarina).

Para a Federação, a estimativa é de que sejam capturadas entre 1,8 mil e 2 mil toneladas do peixe nesta safra. Os pescadores artesanais já se preparam há mais de um mês para colocar barcos e as redes no mar, em todo o litoral catarinense.

Cuidados diante da pandemia

Além de torcer por um inverno com bastante frio e vento sul, condições ideais para a aproximação dos cardumes da costa, os trabalhadores também adotam medidas para se proteger contra a contaminação pelo novo coronavírus.

Pescadores e proprietários de barcos terão que usar máscaras, álcool em gel e manter o distanciamento durante os serviços dentro dos ranchos e até mesmo dentro dos barcos. Os puxadores de rede precisam manter distância de 1,5 metro entre si na hora de tirar os cardumes do mar.

“Assim que terminar o lanço, todos devem sair. Tem que ter álcool em gel dentro dos ranchos e só pode ficar o pessoal indispensável, que é o chumbeteiro, o remeiro e o patrão da pesca”, afirma Silva.

A fiscalização será feita por 12 fiscais do Sindpesca (Sindicato dos Pescadores do Estado de Santa Catarina), e quem descumprir as medidas de proteção poderá ser punido.

Leia mais: https://ndmais.com.br/noticias/temporada-da-tainha-comeca-nesta-sexta-feira-em-santa-catarina/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *