Sem categoria

Paraguai: nova fase da quarentena amplia exceções e mantém as medidas sanitárias e de distanciamento

(Foto: Ministério da Saúde)

A “quarentena inteligente” começa na segunda-feira (4); fronteiras do país continuarão fechadas.

A partir desta segunda-feira (4) o Paraguai entra em uma nova etapa de quarentena, com a ampliação de setores que poderão retomar as atividades, mantendo as medidas mínimas e indispensáveis ​​de distanciamento e circulação social.

O ministro da Saúde, Julio Mazzoleni, afirmou, na sexta-feira (1) que o objetivo é diminuir gradualmente as restrições impostas pela quarentena aplicada desde meados de março e continuar mantendo o controle do aumento progressivo dos casos do Covid-19.

A partir de segunda-feira (4), os setores industriais poderão voltar a produzir desde que se adaptem ao protocolo sanitário, assim como e os serviços em domicílio como cabeleireiro, por exemplo.

Da mesma forma, o setor de obras civis será retomado, desde que os trabalhos sejam em obras ao ar livre.

A flexibilização também contempla os setores de saúde, alimentos, agricultura e serviços essenciais. Para todos é recomendado o uso de máscaras e o distanciamento social. Já no transporte público, o uso de máscaras é obrigatório.

Uma das principais recomendações do governo é o trabalho das equipes em turnos ou períodos alternados. Com isso, em caso de contágio, apenas um número limitado de pessoas entra em quarentena, sem afetar o funcionamento da empresa ou do setor, explicou Mazzoleni.

A ministra do Trabalho, Carla Bacigalupo, disse que um guia será apresentado com tudo o que as empresas devem levar em consideração ao adotarem as medidas sanitárias. Ela acrescentou também que serão discutidas propostas para responder às necessidades das pequenas empresas diante da pandemia.

Tráfego de veículos e fechamento de fronteiras

As fronteiras permanecem fechadas e o controle do tráfego de veículos também continua, já que as medidas de isolamento estão valendo para os outros setores que ainda não foram autorizados à voltar ao trabalho.

O Ministro do Interior, Euclides Acevedo, indicou que os controles serão mantidos e estão sendo realizados com o Ministério Público e o Ministério do Trabalho, de modo que as verificações não se limitem à posse ou não da permissão feita pelo empregador.

Leia mais: https://www.ip.gov.py/ip/nueva-fase-de-cuarentena-amplia-excepciones-manteniendo-medidas-sanitarias-y-de-distanciamiento/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *