Sem categoria

Testes de Covid-19 doados pela Itaipu à Prefeitura começaram a ser usados nesta segunda-feira (4), em Foz

(Foto: Rubens Fraulini/Itaipu Binacional)

Cinco unidades básicas de saúde já estão utilizando o material para ajudar a diagnosticar a doença.

Os 440 testes de covid-19 doados pela Itaipu Binacional à Prefeitura de Foz do Iguaçu já estão sendo utilizados em cinco unidades básicas de saúde, a partir desta segunda-feira (4). Todos serão encaminhados para a análise do Laboratório de Saúde Única do Centro de Medicina Tropical do Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC), que é habilitado pelo Laboratório Central do Estado (Lacen).

A descentralização dos testes não muda a orientação da Prefeitura de Foz: no caso de dúvida ou início dos sintomas (como febre, tosse, dor de garganta e dor de cabeça), é preciso primeiramente entrar em contato com o Plantão Coronavírus, por meio dos telefones (45) 99992-0550, 99997-5111, 99997-5150, 99997-5251 ou 3521-1800. Casos graves, como falta de ar, podem ser acionados via Samu (192).

Segundo a Prefeitura, não se deve pedir testes em uma unidade de saúde ou Unidade de Pronto Atendimento (UPA) antes de entrar em contato com o Plantão Coronavírus. Caso seja identificada a necessidade, o plantonista encaminhará as pessoas para se submeter aos testes.

A ajuda de Itaipu

O lote inicial era de 500 testes, mas 60 tiveram de ser usados na própria Itaipu, para exames em empregados que trabalham em regime de turno e tiveram contato com motoristas terceirizados diagnosticados com Covid-19.

A doação dos testes à Prefeitura integra o rol de ações que a margem brasileira da Itaipu vem adotando para ajudar Foz do Iguaçu e região a combater a pandemia.

Com informações da Itaipu Binacional

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *