Sem categoria

Duas pessoas são presas em operação que investiga esquema de falsificação de vacinas contra a gripe no RS

Operação Anticorpo desarticula grupo criminoso envolvido em estelionato contra a Administração Pública do município de Coxilha. (Foto: Polícia Civil)

Polícia Civil aguarda perícia para saber conteúdo de 300 vacinas comercializadas em cidades do norte gaúcho. Pelo menos um paciente recebeu a dose.

A Polícia Civil realizou uma operação na manhã desta terça-feira (5), contra um esquema de falsificação de vacinas contra a gripe no Rio Grande do Sul. Duas pessoas foram presas em Passo Fundo, no Norte do estado.

Segundo a polícia, a denúncia partiu da Secretaria da Saúde de Coxilha, mas foram identificados lotes adulterados em outras três cidades.

A polícia não sabe o total de doses comercializadas na região. O conteúdo das vacinas, que foram aplicadas em pelo menos um morador de Coxilha, foi encaminhado para a perícia.

O delegado responsável pelo caso Max Otto Ritter, da Delegacia de Polícia de Combate à Corrupção (Decor), disse que a Prefeitura de Coxilha desconfiou dos produtos porque o distribuidor informou que as vacinas poderiam ser aplicadas mais de uma vez. No entanto, ao contatar o fabricante, a empresa negou essa possibilidade.

A Prefeitura de Coxilha havia adquirido 300 doses da vacina tetravalente contra a influenza. Contudo, ao avançar na investigação, a polícia verificou que clínicas, farmácias e até pessoas físicas compraram de modo particular vacinas desse mesmo distribuidor.

A investigação teve início em 24 de abril deste ano, a partir de denúncia formalizada pelo laboratório, que informou sobre a comercialização de frascos contendo vacinas tetravalente, provavelmente falsificadas.  

Além das duas prisões preventivas, a polícia cumpriu mandados de busca e apreensão em três endereços. Nos locais, conforme Ritter, foram encontrados remédios sem procedência, até mesmo de tarja preta, e documentação e conversas que comprovariam a ligação dos indivíduos com as pessoas que disponibilizaram as vacinas.

Leia mais: https://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2020/05/05/duas-pessoas-sao-presas-em-operacao-que-investiga-esquema-de-falsificacao-de-vacinas-contra-a-gripe-no-rs.ghtml

Leia mais: https://www.pc.rs.gov.br/operacao-anticorpo-combate-estelionato-no-municipio-de-coxilha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *