
Uma canoa com vários paraguaios teria virado nesta segunda-feira (4) por volta das 19h20, na região de Porto Franco, na fronteira com o Brasil; 4 continuam desaparecidos.
A informação de que uma canoa com várias pessoas teria virado no rio Paraná, na fronteira entre o Brasil e o Paraguai, no começo da noite de segunda-feira (4), mobilizou as autoridades de ambos os países.
De acordo com as informações iniciais, várias pessoas teriam desaparecido no rio, após um incidente ocorrido com a canoa onde estavam. Alguns jornais do país vizinho informaram que, segundo um dos socorridos, a canoa teria virado após ser atingida por outra embarcação.
Em entrevista a Rádio Monumental FM, o Capitão Díaz, comandante da Área Naval de Cidade do Leste, informou que todos os dias paraguaios cruzam a fronteira em pequenos barcos para vir buscar mercadorias no Brasil. São 300 metros de água mais a barranca.
A Prefeitura Naval de Cidade do Leste fez buscas durante a noite, com óculos de visão noturna. Oito jovens foram resgatados ainda ontem e quatro seguem desaparecidos.
Polícia Federal
Notícias de que a canoa teria virado após ser atingida por uma embarcação da Polícia Federal, foram divulgadas em vários jornais. Por meio de nota, a PF informou que “está circulando nos meios de comunicação a informação do naufrágio de uma embarcação paraguaia que estaria transportando clandestinamente diversas pessoas do Paraguai para o Brasil pelo rio Paraná. A embarcação teria saído do bairro Remansito, em Ciudad del Este, aproximadamente às 19h30min e se chocado contra outra durante a travessia do rio. Especula-se que essa outra embarcação que teria provocado o acidente pertenceria à Polícia Federal. Todavia, a Polícia Federal esclarece que todas as suas embarcações estavam atracadas na base no horário do acidente; logo, tal afirmação é falsa”.
A Polícia Federal também se colocou à disposição da Marinha do Brasil e da Armada do Paraguai para auxiliar no resgate das pessoas.
As buscas foram retomadas nesta terça-feira (5), com o apoio dos Bombeiros e da Marinha do Brasil.
(Atualizada às 13h15)
Cris Loose
Leia mais: https://www.abc.com.py/este/2020/05/05/policia-federal-niega-haber-causado-naufragio-en-el-parana/
Leia mais: https://www.hoy.com.py/nacionales/cuatro-jovenes-siguen-desaparecidos-en-el-parana