Sem categoria

UNILA produz máscaras em impressoras 3D para uso de profissionais do Hospital Municipal

(Foto: Unila)

As máscaras, que ainda vão passar por testes, serão utilizadas pelos profissionais da saúde que trabalham no enfrentamento à Covid-19.

A  UNILA está produzindo, em impressoras 3D, máscaras reutilizáveis, alternativas ao modelo N95, usado pelos profissionais de saúde. Os protótipos produzidos passaram por uma avaliação inicial das equipes de saúde do Hospital Municipal e um lote de 24 máscaras, de três modelos diferentes, vai começar a ser produzido para uma testagem mais ampla.

“Esse lote teste é necessário para que os profissionais possam utilizar as máscaras durante determinado tempo e avaliar qual modelo, qual tipo de filtro e qual material – flexível ou rígido – serão mais aceitos para uso dos profissionais”, explica a docente do curso de Engenharia de Materiais da UNILA e coordenadora do grupo de trabalho que está desenvolvendo os protótipos, Priscila Lemes.

O grupo de trabalho é formado por alunos, professores e servidores técnico-administrativos e faz parte de ações institucionais da UNILA, com coordenação e gestão da Reitoria. 

Foram desenvolvidos três modelos de máscaras – que podem ser reutilizadas – em estruturas rígida e flexível.

(Foto: Unila)

Para a produção de um número maior de máscaras, a UNILA também está buscando recursos por meio de editais específicos para ações de combate à Covid-19, publicados pelo MEC e por agências de fomento, como a Fundação Araucária. A Universidade também publicou edital para empresas, instituições e pessoas físicas interessadas em fazer doações de materiais para essa ação e outras que estão sendo desenvolvidas.

Leia mais: https://portal.unila.edu.br/noticias/unila-usa-impressora-3d-para-produzir-mascaras-reutilizaveis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.