
Após várias operações as autoridades paraguaias contabilizam a destruição de 96.090 quilos de maconha, o que representa um prejuízo de aproximadamente US$ 2.8 milhões para o narcotráfico.
A maconha destruída estava em 21 acampamentos montados ilegalmente no Parque Nacional Serranías San Luis, no departamento de Concepción.
As operações foram realizadas com o acompanhamento de funcionários do Ministério do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Mades), Ministério das Obras Públicas (MOPC), Ministério Público, Polícia Nacional e Força-Tarefa Conjunta (FTC).
Três motocicletas também foram apreendidas. De acordo com os cálculos da Unidade de Informação (SIU), o prejuízo para os narcotraficantes foi de US$ 2.882.700,00.
Os procedimentos foram realizados com a autorização da Unidade Especializada de Combate ao Tráfico de Drogas, após várias denúncias feitas pelo Ministério do Meio Ambiente.
Com a ajuda de helicópteros e grupos táticos, foi possível localizar as plantações ilegais de maconha e os acampamentos.
O Ministério do Meio Ambiente vai continuar monitorando os Parques Nacionais, que vem sendo destruídos para o cultivo ilegal de maconha.