Sem categoria

Ação humanitária ampara imigrantes venezuelanos em Foz do Iguaçu

(Foto: PRF)

A Comissão Regional de Direitos Humanos da Delegacia de Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Associação de Venezuelanos de Foz do Iguaçu (ASOVENFI) estão promovendo uma ação humanitária para prestar apoio aos imigrantes venezuelanos residentes no município. Já foram arrecadados e entregues, suprimentos de higiene pessoal, material de limpeza, equipamentos de proteção individual (EPIs) e alimentos.

Diante das crises enfrentadas na Venezuela, com graves ameaças à violação dos direitos humanos, diversos venezuelanos buscaram refúgio em Foz do Iguaçu, mas enfrentam grandes dificuldades devido à pandemia do novo coronavírus.

Atualmente, cerca de 300 imigrantes residem na cidade e a maioria está em situação de vulnerabilidade. Para apoiar e orientar a comunidade, foi criada a ASOVENFI (apoiada pelo projeto de extensão denominado “Clínica de Direitos Fundamentais Sociais e Migração”, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste), que faz a intermediação para a regularização no Brasil, assim como da autorização de residência no país. Vale destacar que todos já estão inscritos no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF).

A maioria dos venezuelanos que vive na região estava empregada em redes hoteleiras, lojas comerciais, supermercados, entre outros estabelecimentos. Com a pandemia, muitos perderam o emprego e não conseguem suprir, sequer, as necessidades básicas de saúde, moradia, higiene e alimentação.

Quer ajudar?

Quem puder e quiser colaborar com doações de máscaras de pano ou doar tecido para a confecção de máscaras, luvas, álcool 70%, álcool gel, sabão ou sabonete, detergente, água sanitária e alimentos não perecíveis, pode entrar em contato ou encaminhar a doação para a Delegacia da PRF em Foz do Iguaçu.

Telefone: (41) 3535-2150

Endereço: Rua da República, 98 – Parque Presidente.

Com informações da PRF/Foz do Iguaçu

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *