Sem categoria

Saúde altera critérios de testagem para Covid-19 em Foz do Iguaçu

A partir de agora, a febre deixa de ser tratada como condição para a testagem.

A Secretaria Municipal de Saúde alterou os critérios para a testagem da Covid-19 no município. A partir de agora, a febre deixa de ser tratada como condição para a testagem RT-PCR. A pessoa que apresentar apenas sintomas gripais poderá fazer a coleta do exame.

A ampliação das coletas está relacionada ao fato de que ⅓ dos casos positivos para o coronavírus no município não apresentou febre.

A busca ativa pelos sintomáticos continua sendo realizada pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), mas com novo foco. “Agora esse trabalho será realizado pelos ACSs em suas regiões, por telefone ou presencialmente, buscando essas pessoas com sintomas como coriza, perda de olfato, irritação na garganta”, disse o diretor de Atenção Básica, Ricardo Lacerda.

No total, cerca de 300 agentes de saúde integram a busca ativa. Com a informação, cada perfil será repassado à Central COVID-19, que fará o agendamento para a testagem no Hospital Municipal.

O teste

(Foto: Divulgação/AMN)

O exame que detecta a presença do vírus é conhecido como PCR. Ele é feito pela coleta de material do nariz e da garganta da pessoa, com um cotonete bem comprido. Esse exame só detecta o vírus se a pessoa apresentar os sintomas da COVID. O município conta hoje com 8 mil testes PCR, e aguarda a chegada de uma nova remessa com 20 mil doses que serão utilizadas semanalmente.

O Plantão Coronavírus, funciona pelos telefones: 99992-0550, 99997-5111, 99997-5150, 99997-5251 e 3521-1800.

Leia mais: https://www.amn.foz.br/posts/?dt=saude-amplia-criterios-de-testagem-para-covid-19-Vk1qVXNBenVKVFEwYVRZOGh2VGpwZz09

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *